Notícias→Notícias→CCR RIOSP INICIA OPERAÇÃO DE SUPER CARGA ESPECIAL SAINDO DE SP
CCR RIOSP INICIA OPERAÇÃO DE SUPER CARGA ESPECIAL SAINDO DE SP
Foto: Divulgação/CCR RioSP
Por Ana Clara Monteiro
18 de Julho de 2025 às 11:41
A CCR RioSP, concessionária que administra a Via Dutra, iniciou ontem a operação de transporte de um transformador, que é a maior carga especial que já passou pela estrada, saindo de Guarulhos e passando nos próximos dias aqui pela região Sul Fluminense. O destino final é a Arábia Saudita. O transporte é feito a uma velocidade entre 10 e 20km/h.
Inicialmente, a operação estava prevista para começar no dia 10 de julho, mas foi adiada para esta quinta-feira para que fossem realizados ajustes necessários nos equipamentos que farão o transporte do conjunto.
A carga saiu ontem de Guarulhos seguindo pela pista sentido Rio até o pedágio de Arujá e, a partir das 10h da próxima segunda-feira (21), a previsão é que a a carga siga até o km 179, na Balança de Guararema.
Em Guararema, com o apoio do DER-SP e ANTT, a carga será avaliada e terá sua pesagem realizada. A partir desta ação, as equipes vão coletar os dados e farão uma análise para garantir que os próximos deslocamentos sejam realizados com segurança.
Com previsão de nova movimentação para quarta-feira, dia 23 de julho, a carga seguirá para o posto da Polícia Rodoviária Federal em São José dos Campos, onde fará uma nova parada.
O conjunto transportador, que tem 135m de comprimento, 6m de largura e pesa mais de 800 toneladas, é o maior conjunto transportador e carga a transitar na Via Dutra,
Com 59 eixos, o conjunto deve levar 15 dias para chegar a Seropédica, no estado do Rio.
Depois, a carga será transportada até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O destino final é a Arábia Saudita.
Toda a operação está sendo acompanhada pelos órgãos de transporte. As atividades poderão sofrer novas alterações no cronograma em caso de chuvas ou devido aos ajustes operacionais dos envolvidos na operação.
Devido à dimensão da carga, que ocupará até duas faixas durante o trajeto, a concessionária orienta os motoristas que trafeguem com cautela na rodovia.
O coordenador de Operações da concessionária, Ademir Pereira fala sobre essa operação.