Notícias→Notícias→VOLTA REDONDA INSTALA ARMADILHAS EM RESIDÊNCIAS PARA COMBATER MOSQUITOS AEDES AEGYPTI
VOLTA REDONDA INSTALA ARMADILHAS EM RESIDÊNCIAS PARA COMBATER MOSQUITOS AEDES AEGYPTI
Foto: Divulgação/PMVR
Por Ana Clara Monteiro
16 de Outubro de 2025 às 09:33
O município de Volta Redonda foi escolhido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde como prioritário para o desenvolvimento de novas tecnologias no enfrentamento ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. E uma das estratégias já implementadas é a instalação de ovitrampas, armadilhas utilizadas para monitorar a presença do mosquito.
Segundo a prefeitura, essas armadilhas, que são instaladas em algumas residências em diferentes bairros, atraem a fêmea do Aedes aegypti para a postura de ovos, permitindo identificar com mais precisão os locais com maior infestação.
Ao todo, foram instaladas 378 ovitrampas em diferentes pontos do município. Esses dados, somados ao Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e às notificações recebidas, vão servir como indicadores para direcionar as ações de combate ao mosquito.
A administração municipal aproveitou para informar medidas simples de prevenção à dengue: tampar caixas d’água, ralos e pias; higienizar bebedouros de animais de estimação; descartar pneus velhos. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água; retirar a água acumulada da bandeja externa da geladeira e de bebedouros, e lavá-los com água e sabão; limpar as calhas e a laje da sua casa e colocar areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água.