Notícias→Notícias→Hospital da Mulher de Barra Mansa reforça importância da doação de leite humano
Imagem: Divulgação/PMBM
Hospital da Mulher de Barra Mansa reforça importância da doação de leite humano
Unidade orienta sobre os cuidados para coleta e armazenamento e também destaca que um gesto simples pode salvar a vida de bebês prematuros e internados
Por Ana Clara Monteiro
26 de Junho de 2026 às 09:00
O Hospital Maternidade Theresa Sacchi de Moura, o Hospital da Mulher, está intensificando a campanha de incentivo à doação de leite humano, um gesto de solidariedade que pode salvar vidas e contribuir para a recuperação de recém-nascidos, principalmente os prematuros e aqueles que necessitam de cuidados especiais.
Em Barra Mansa, a unidade conta com um Posto de Coleta de Leite Humano, onde as mães recebem todas as orientações sobre a doação. Mulheres saudáveis, que estejam amamentando e tenham produção de leite excedente, podem se tornar doadoras de forma segura.
O leite humano é um alimento completo e insubstituível, especialmente para os recém-nascidos prematuros. Cada frasco doado faz diferença no tratamento e no desenvolvimento desses bebês. O objetivo é conscientizar as mães que podem doar sobre a importância desse gesto, que leva esperança e ajuda a salvar vidas.
A unidade orienta que, antes da coleta, é importante cobrir os cabelos, lavar bem as mãos e os braços, utilizar um frasco de vidro com tampa plástica, devidamente higienizado e fervido, e evitar conversar durante a retirada do leite. O Posto de Coleta está preparado para orientar cada doadora desde o primeiro contato. Explicamos como realizar a coleta, o armazenamento correto e todo o processo até a entrega do leite.
Após a coleta, o leite deve ser identificado com o nome da doadora, além da data e do horário da primeira coleta. Em seguida, deve ser armazenado no freezer ou congelador, nunca na porta da geladeira, pois a variação de temperatura pode comprometer sua conservação.
O Hospital da Mulher reforça o convite para que mães que estejam amamentando e tenham leite excedente procurem o Posto de Coleta de Leite Humano da unidade. O posto está localizado na Avenida Tenente José Eduardo, s/n, no bairro Ano Bom.
Usamos cookies essenciais para o funcionamento do site e cookies não essenciais para análise e melhorias. Você pode aceitar ou recusar o uso de cookies não essenciais.