Biblioteca Municipal tem acervo para incentivar leitura infantil em Barra Mansa.

Barra Mansa – Com um acervo de aproximadamente 20 mil livros, a Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa, que funciona no Palácio Barão de Guapi, é um espaço gratuito de incentivo à leitura infanto-juvenil. O local possui um setor direcionado especialmente a esse público e a cada dia vem conquistando mais sócios, conforme afirma o gerente do Programa de Patrimônio Cultural, Luis Felipe da Silva Carvalho.

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil (2) e Dia nacional do Livro Infantil (18), Carvalho destaca que a biblioteca hoje é o principal acesso a leitura gratuita, principalmente para as crianças de famílias que não possuem poder aquisitivo para acompanhar os preços das tradicionais livrarias

– Na biblioteca as crianças têm acesso a um grande número de títulos variados e todo empréstimo é gratuito. Hoje atendemos muitas escolas próximas e de bairros afastados. Como a maioria das escolas não tem biblioteca, nós somos a única opção de muitos leitores. É um espaço pequeno, mas com muitas opções e livros indicados para o publico infanto-juvenil – salientou o gerente.

Além de receber os pequenos visitantes, na companhia dos pais ou algum responsável, atualmente a biblioteca realiza parcerias com as escolas promovendo visitas guiadas e apresentação de seu acervo. Futuramente, conforme disse Carvalho, serão implantados no local projetos voltados especificamente para o público infanto-juvenil, entre os quais estão incluídos contação de história; rodas de leitura e atividades lúdicas.

– Atualmente a biblioteca passa por uma reestruturação e busca encontrar soluções criativas para o desenvolvimento da cultura da cidade e para revitalização do seu acervo. Ainda estamos no inicio dos trabalhos e temos um longo caminho, mas todos na Fundação de cultura estão motivados e empenhados. Nosso objetivo é que esse espaço seja um farol de leitura para toda a população, principalmente as crianças – comentou o gerente.