Macaco é encontrado morto em Barra do Piraí

Barra do Piraí – A prefeitura de Barra do Pirai enviou uma nota oficial nesta manhã, informando que Agentes da Nova Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, recolheram, nesta terça-feira (16), um macaco morto, no bairro Boca do Mato. De acordo com o titular da secretaria, Juberto Folena Júnior, o animal estava caído, à beira de uma estrada, no mato, apresentando sangramento na cabeça.

– Não sabemos se o macaco estava doente e esbarrou num fio de alta tensão, pois estava caído embaixo de um poste da rede elétrica. Já encaminhamos o animal para o Rio de Janeiro, para o Instituto de Diagnóstico, Vigilância, Fiscalização Sanitária e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, onde ele será examinado. Todo o protocolo da nossa parte foi feito – disse.

Embora afirme que, somente o laudo da unidade na capital, poderá apontar a causa da morte do animal, Júnior levanta a suspeita de que, pelo ferimento na cabeça, o macaco pode ter sido agredido e morto, em virtude de muitas pessoas, desinformadas, acharem que se trata de um vetor da febre amarela.

– O macaco não transmite a febre amarela, cujo vírus que está em circulação é transmitido pela picada do mosquito silvestre. O macaco é tão vítima quanto nós, seres humanos. Além disso, ele ainda acaba ajudando no monitoramento de áreas em que o mosquito pode estar atuando, é um vigilante. Não matem os macacos – alertou.