Pantera Negra: Assista o mais novo filme da Marvel nos cinemas. Vale a pena!

“Pantera Negra” é o mais novo filme de super-herói da Marvel. O personagem do príncipe africano T´Challa, que se torna rei, já tinha aparecido no “Capitão América: Guerra Civil” e agora ganha um filme só seu. Quando seu pai foi assassinado, T´Challa se tornou rei de uma nação africana que se encontra um século a frente do resto da humanidade. E quando seu reinado é ameaçado por invasores estrangeiros, T´Challa vira o super-herói Pantera Negra, que tem uma série de engenhos avançados, incluindo uma nave futurista que deixaria o Batman morrendo de inveja.

Como convém a um filme sobre uma nação africana fictícia, “Pantera Negra” tem um enorme elenco de atores afro-americanos. O que torna o filme parecido com aquela onda da blackesploitation que inundou o cinema americano na década de 1970. Até os anos 60 os atores negros só faziam papéis secundários nos filmes americanos. Com o movimento negro e o surgimento de líderes como Martin Luther King, o cinema americano percebeu que estava perdendo dinheiro ao ignorar a enorme população de origem africana que vive nos Estados Unidos.

Surgiram, então, uma série de filmes com heróis negros. Como o detetive Shaft, a espiã Cleópatra Jones e o vampiro Blacula, para citar só alguns deles. No início dos anos 80 esta onda passou, mas chegou a ser satirizada nos filmes do Austin Powers, onde Beyonce fez uma espiã calcada na Cleópatra Jones. “Pantera Negra” representa o que seria um daqueles filmes do Shaft, dos anos 70, se eles tivessem 200 milhões de dólares para gastar em efeitos especiais.

‘Pantera Negra’: A África chega no futuro

‘Pantera Negra’: A África chega no futuro

Trata-se do último filme do universo Marvel antes da apoteose da Guerra Infinita, que deve reunir todos os heróis da editora contra o vilão Thanos, lá pelo final de abril. T´Challa, o Pantera Negra, é o rei da nação africana de Wakanda, que parece ter saído de um daqueles planetas de Star Wars. Como foi que aqueles africanos se tornaram tão avançados em relação ao resto do mundo? Simples, no passado um meteorito cheio de um metal chamado “vibranium” caiu lá na África. Um guerreiro ingeriu uma erva afetada pelo meteoro e adquiriu habilidades super-humanas, tornando-se o primeiro Pantera Negra. Ao mesmo tempo o povo de Wakanda usou o metal extraterrestre para desenvolver tecnologia avançada.

Temendo a cobiça dos estrangeiros eles se isolaram do mundo e fingem ser um país atrasado do terceiro mundo. No fundo é a versão moderna do mito dos reinos perdidos africanos, com suas cidades fabulosas que já apareciam nas histórias do Tarzan, do Edgar Rice Burroughs.

Agora, o novo rei de Wakanda (Chadwick Boseman) deve enfrentar aqueles que cobiçam o seu trono e o vilão Erik Killmonger (Michael B.Jordan) que pretende invadir o país e se apossar de sua tecnologia futurista. Como se trata de um filme americano nosso herói vai receber ajuda de um agente da CIA, chamado Everett K. Ross. Angela Basset faz a mãe do herói e Lupita Niongo é a heroína.

O filme custou muito caro, mas o dinheiro foi bem aproveitado. Além dos efeitos especiais impecáveis o elenco veste um figurino espetacular. E toda a fotografia usa e abusa de tonalidades azuis, verdes, vermelhas. Como nada é perfeito, alguns críticos viram semelhanças entre o reino de Wakanda e o governo de Donald Trump. Como Trump, T´Challa é isolacionista e não quer estrangeiros em seu reino. E governa com o apoio das mulheres da família. A diferença é que ele é rei e sua palavra é final.

Para quem gosta do gênero super-herói, “Pantera Negra” compensa a decepção que foi “Liga da Justiça” da DC. Comics. Com ação e um visual espetacular, diferente de todos os outros filmes do gênero.

Black Panther poster A3 CSFD.indd

 

Onde assistir: A Real FM indica o Cineshow, no Resende Shopping em Resende. Veja a programação completa em www.cineshow.com.br

PROGRAMAÇÃO RESENDE CINESHOW:

    • SinopseTrailer

      PANTERA NEGRA

      BLACK PANTHER (2018)

      Dublado Classificação Indicativa Filme em 3D

      SALA AN 02

      15:45 18:30

    • SinopseTrailer

      PANTERA NEGRA

      BLACK PANTHER (2018)

      Legendado Classificação Indicativa Filme em 3D

      SALA AN 02

      21:10