Descarte Solidário será realizado no próximo sábado em Barra Mansa

Gostou? Compartilhe!

Publicado em 24/08/2022 – 14h

Foto: Divulgação Prefeitura de Barra Mansa

No próximo sábado, dia 27, será realizada, em Barra Mansa, a quarta edição do Descarte Solidário de Eletroeletrônicos. O evento vai acontecer das 9h às 16h, na Praça da Matriz de São Sebastião, no Centro. A ação é promovida pelo Rotary Club, em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), a Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcat) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também apoiam a iniciativa.

Durante o descarte, serão recolhidos materiais como TVs, geladeiras, celulares, pilhas, baterias, lâmpadas de LED, monitores e computadores.

O gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Giovane Mendes, destacou a importância da Prefeitura participar de ações nesse sentido.

“Nos dias atuais, a troca de aparelhos eletrônicos ocorre de forma constante, especialmente celulares e computadores. Isso acaba gerando impactos ambientais, visto que os rejeitos eletrônicos levam muito tempo para serem decompostos na natureza. Além da maioria dos dispositivos eletrônicos conter elementos tóxicos como mercúrio e cádmio, que podem vazar no solo, ar e água. Ações como essa são importantes para conscientizar a população e orientar para o descarte adequado do lixo eletrônico, diminuindo casos de descarte em vias públicas, assim como nas margens dos rios e córregos do município”.

Já o coordenador da Comissão do Projeto do Resíduo Eletrônico do Rotary Club de Barra Mansa – Alvorada, Bruno Volpe Maciel, informou que, “além do descarte seguro, outro ponto positivo é que o valor arrecadado com a venda desses resíduos irá beneficiar entidades sociais de nossa cidade”, contou, acrescentando que os resíduos recolhidos serão encaminhados para uma empresa especializada.

Outras notícias que você vai gostar.
plugins premium WordPress