CANTORA DE VOLTA REDONDA DARÁ VOZ ÀS URNAS ELETRÔNICAS PARA ELEITORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Gostou? Compartilhe!
Foto: Redes sociais

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano terão uma nova voz sintetizada para auxiliar pessoas com deficiência visual na hora de votar.

A voz batizada como “Letícia” é da cantora Sara Bentes, de Volta Redonda, que nasceu com deficiência visual. Todos os modelos de urna eletrônicas utilizados nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno) estarão equipados com a inovação.

A voz dará as instruções básicas, como o início do uso da urna pelos eleitores, além de informar o cargo que está em votação a cada momento, os números digitados e o nome da candidato escolhido.

“No Brasil, nenhuma pessoa com deficiência visual tinha gravado uma voz sintetizada, que ajuda outras pessoas com deficiência visual. As pessoas vêm me dizer o quanto se sentem representadas. Isso é muito importante. A gente vem falando e buscando cada vez mais representatividade e protagonismo. Então essa é uma grande realização não só pra mim, mas pra toda essa comunidade com deficiência”, contou Sara Bentes ao Jornalismo da Real FM.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que a voz tem “um toque mais humano”, “natural”, “inteligível” e vai melhorar a compreensão dos eleitores. A corte eleitoral acredita que a inovação tecnológica será um avanço na comparação com as urnas utilizadas de 2000 a 2018, que comunicavam o cargo em votação e os números das candidaturas, mas ainda não informavam o nome dos concorrentes.

O aprimoramento da urna eletrônica atende à sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil, feita em outubro de 2022 à Seção de Voto Informatizado do TSE.

Outras notícias que você vai gostar.
plugins premium WordPress