CIDADES DO SUL DO ESTADO INICIAM VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE

Gostou? Compartilhe!
Foto: Agência Brasil

Em Volta Redonda, a vacinação terá início nesta terça-feira (28). O público-alvo são crianças de 1 a 4 anos de idade. Os pais ou responsáveis devem levar a criança em uma das oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs): Conforto, Jardim Paraíba e Vila Brasília, com atendimento das 8h às 16h; Siderlândia, São Geraldo, Vila Mury, Santa Cruz e Volta Grande, das 8h às 18h.

É necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) da criança.

Já em Barra Mansa, a imunização também começará nesta terça-feira (28). O público-alvo são crianças na faixa etária de 2 meses até 04 anos, 11 meses e 29 dias.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, 8h às 16h, em todas as unidades de saúde da cidade. É necessário apresentar como cartão do SUS e caderneta de vacinação da criança.

Itatiaia e Resende aguardam a chegada da vacina.

➡ A vacinação
O público-alvo da imunização são crianças de um a quatro anos de idade, mesmo com o esquema vacinal completo. Isso porque no estado do Rio de Janeiro, em 2022, apenas 58,89% de crianças menores de um ano foram imunizadas contra a doença. Em 2023, houve um avanço, com 70,43% de cobertura vacinal.

A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Em casos graves, pode acarretar em uma paralisia nos membros inferiores.

Desde 1994, a doença é considerada erradicada no Brasil. No entanto, apenas neste ano, 13 casos da poliomielite foram confirmados em países como Afeganistão e Paquistão.

Outras notícias que você vai gostar.
plugins premium WordPress