Combate ao tabagismo ganha destaque esta semana em Resende

Gostou? Compartilhe!

Publicado em 30/08/2022 – 11:30

Foto: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através do Programa Antitabagismo, tem uma programação especial esta semana em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29). Além disso, o serviço de combate ao tabagismo, que é constante no município, está com vagas abertas para inscrições de pessoas que querem abandonar o vício do tabagismo.

A programação começou no dia 28 de agosto, com uma ação na Feira Livre de Resende, com divulgação do programa e informação através de uma tenda e entrega de panfletos. A equipe responsável pelo programa continuou a programação no dia 29 de agosto, com atividades educativas em seis unidades de saúde do município (Posto Resende, Policlínica Paraíso, Policlínica Cidade Alegria, Policlínica Eng. Passos, Ambulatório Especializado da Mulher e Santa Casa de Misericórdia de Resende).

No dia 30 de agosto, o conhecimento sobre o programa chega na Escola Municipal Maria de Assis Barbosa para os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, em parceria com o Programa Saúde na Escola. E fechando a programação, no dia 31 de agosto tem capacitação para agentes comunitários da saúde através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

O tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, responsável por cerca de 8 milhões de mortes todos os anos. É papel fundamental do Programa Municipal de Controle do Tabagismo traçar estratégias tanto para tratar os dependentes, como para prevenir a iniciação. o objetivo é aproveitar a data comemorativa para chamar a atenção do máximo possível de pessoas e para que a mensagem chegue até pessoas que gostariam de parar de fumar e precisam dessa ajuda.

De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2021, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,1%, sendo 11,8% entre homens e 6,7% entre mulheres. Em Resende, só em 2022, 115 pessoas já fizeram o tratamento.

Saiba mais sobre o serviço em Resende 

O município de Resende, através do PMCT, oferece tratamento pelo SUS para aqueles que têm interesse em parar de fumar. Os atendimentos acontecem em grupos ou individualmente, em 8 polos, são eles: Posto Resende (Posto do Estado), Centro Médico Grande Alegria, ESF Paraíso, ESF Engenheiro Passos, ESF Mauá, Academia da Saúde, ESF Barra 2 e ESF Parque Minas Gerais.

As inscrições para participação nos grupos sede na rua Madre Angélica, nº 28, no bairro Jardim Brasília e os interessados podem fazer sua inscrição presencialmente na sede, pelo telefone 3360-5577 ou mandando seus dados (Nome completo, cartão do SUS e telefone de contato) pelo e-mail pct.resende.2019@gmail.com . As inscrições podem ser feitas também na unidade de saúde mais próxima da residência.

Outras notícias que você vai gostar.
plugins premium WordPress