Mais de uma tonelada de queijo foi apreendida na Via Dutra. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o produto estava sendo transportado de maneira irregular, sem documento fiscal e sem refrigeração. Além disso, o motorista do caminhão estava vindo da Bahia, por quase 24h dirigindo sem cumprir o descanso determinado por lei.
A PRF informou que, nesta quarta-feira (17), por volta das 20h, a equipe estava em ronda realizando Policiamento Ostensivo Dinâmico, e abordou carreta na altura do km 323 da Dutra, sentido SP, em Itatiaia.
Segundo a PRF, o condutor apresentou nota fiscal da carga de mamão papaia que iria descarregar no CEASA de SP, e foi verificado que a carga de mamão estava regular. Mas, ao ser realizada revista no interior da cabine da carreta, foram encontradas duas caixas de papelão contendo barras de queijo coalho e em quatro compartimentos (caixas metálicas) do chassi do semirreboque havia mais seis caixas de papelão em cada, totalizando 26 caixas de papelão contendo queijo coalho.
O condutor disse que pesavam 30 kg cada uma, mas, segundo a PRF, não apresentou nenhum documento fiscal e a carga estava sendo transportada sem refrigeração. A PRF encaminhou a ocorrência para o Posto da Receita Estadual, na Barreira Fiscal de Nhnagapi, em Itatiaia, para apreciação de um Auditor Fiscal.
No Posto Fiscal, foi realizada a devida pesagem, verificando que na verdade cada caixa continha 50 barras de queijo coalho com peso de 1 kg cada, ou seja, cada caixa de papelão continha 50 kg do produto. Estavam sendo transportados no total 1.300 kg de queijo coalho de forma irregular, que foram apreendidos na Barreira Fiscal para as devidas providências.