Notícias→Notícias→TRABALHADORES DA ELETRONUCLEAR, EM ANGRA DOS REIS, ENTRAM EM GREVE NESTA TERÇA-FEIRA (8) POR REAJUSTE SALARIAL
TRABALHADORES DA ELETRONUCLEAR, EM ANGRA DOS REIS, ENTRAM EM GREVE NESTA TERÇA-FEIRA (8) POR REAJUSTE SALARIAL
Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Por Ana Clara Monteiro
08 de Abril de 2025 às 12:45
Funcionários da Eletronuclear iniciaram uma greve, nesta terça-feira (8). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica, a paralisação é contra a ausência de negociação do Acordo Coletivo, vigente desde maio de 2024, e a não aplicação do reajuste salarial com base no IPCA do período, que totaliza 3,69%.
De acordo com o Stiepar, o protesto teve a adesão de trabalhadores da estatal e também recebeu apoio de empresas terceirizadas, com cerca de 800 funcionários.
Em nota oficial, a Eletronuclear afirmou que a unidade Angra 2 segue operando normalmente e com segurança, e que Angra 1 mantém sua parada programada para troca de combustível. A companhia garantiu que não há impactos nas atividades essenciais nem riscos à segurança da população, trabalhadores ou ao meio ambiente.
A empresa esclareceu ainda “que já concedeu o reajuste integral de salários e benefícios com base na variação do IPCA, correspondente a 3,69%, equivalente a 100% da variação do índice. A proposta foi apresentada no âmbito das negociações para o próximo acordo coletivo”.
Ainda de acordo com a Eletronuclear, a Justiça do Trabalho de Angra dos Reis, por meio de liminar expedida ontem, determinou que o Sindicato se abstenha de bloquear os acessos à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Na decisão, a juíza Simone Benfica Borges entendeu que o direito de greve não pode restringir o direito de posse do empregador nem comprometer o direito de locomoção dos empregados que não aderiram ao movimento grevista. A medida tem aplicação imediata, com multa estabelecida em caso de descumprimento.
Além disso, a Eletronuclear foi notificada sobre uma nova paralisação prevista para ocorrer na sede da Eletronuclear, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (10), com duração de 24 horas.