LIGHT REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA EM 19 CIDADES
Foto: Reprodução/Light
Por Ana Clara Monteiro
10 de Dezembro de 2024 às 10:43
Nesta segunda-feira (9), a Light realizou uma operação de combate ao furto de energia em 19 cidades do estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Civil. Foram realizados 1.083 serviços de normalização de consumo, incluindo locais como lojas de calçados, açougue, oficina mecânica, mercado e restaurantes, resultando em três registros policiais.
Segundo a concessionária, cerca de 400 profissionais da empresa, entre técnicos, eletricistas, supervisores, engenheiros e coordenadores, foram mobilizados, além do suporte da 90ª Delegacia Policial de Barra Mansa, 93ª Delegacia de Polícia de Volta Redonda e 28º BPM (Volta de Redonda).
As equipes saíram das bases operacionais de Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios para realizar as inspeções. Durante a operação, a Light também disponibiliza atendimento comercial na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Vila Cecília, em Volta Redonda, onde os moradores podem solicitar serviços como atualização cadastral, troca de titularidade e parcelamento de débitos.
O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de reclusão. Além disso, o furto de energia causa prejuízos diretos à população. Além de sobrecarregar transformadores e provocar quedas de energia — especialmente durante o verão, quando o consumo atinge picos —, as ligações clandestinas representam riscos graves, como acidentes e incêndios.