Notícias→Notícias→SEMINÁRIO NA SERRINHA DO ALAMBARI DISCUTE COMO VIVER E ATUAR EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL
SEMINÁRIO NA SERRINHA DO ALAMBARI DISCUTE COMO VIVER E ATUAR EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL
Foto: Divulgação/Silo
Por Ana Clara Monteiro
18 de Agosto de 2025 às 11:04
Nesta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 de agosto, a Silo – Arte e Latitude Rural promove o seminário Diálogo e Participação Comunitária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável: uma aliança em prol de uma governança interespécies, na Serrinha do Alambari, em Resende.
Gratuito e aberto ao público, o encontro, que acontece a partir das 17h30, reúne profissionais e a comunidade para debater como viver, atuar e desenvolver negócios em Áreas de Proteção Ambiental, além de apresentar propostas para a efetivação dessas unidades. O evento conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica.
Durante os dois dias, representantes de órgãos e instituições como ICMBio Mantiqueira, INPE, SOS Mata Atlântica, FGV, gestores locais e associações comunitárias vão debater temas como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), planos de manejo, conservação da água, biodiversidade e boas práticas de gestão ambiental.
As Unidades de Conservação de Uso Sustentável, como a Serrinha do Alambari, conciliam preservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais, beneficiando diretamente as comunidades e garantindo a manutenção da biodiversidade.