Notícias→Notícias→SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DESCARTA QUATRO CASOS SUSPEITOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL NO RJ
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DESCARTA QUATRO CASOS SUSPEITOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL NO RJ
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) descartou mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol, após exames laboratoriais indicarem que os pacientes não haviam ingerido a substância...
Por Ana Clara Monteiro
20 de Outubro de 2025 às 10:12
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) descartou mais quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol, após exames laboratoriais indicarem que os pacientes não haviam ingerido a substância. Com isso, 15 das 17 notificações analisadas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) foram descartadas, restando apenas dois casos em investigação, um em Cabo Frio e outro em São João de Meriti.
Os casos descartados neste sábado (18) ocorreram em São Pedro da Aldeia (2), Cabo Frio (1) e Niterói (1). Na última semana, dois outros casos em Volta Redonda também foram descartados pela secretaria de saúde estadual.
Os sintomas mais comuns da intoxicação por metanol incluem visão turva, desconforto gástrico e gastrite, podendo levar à cegueira irreversível ou morte. Desde o início de outubro, quando surgiram os primeiros casos suspeitos no estado, a SES-RJ reforçou orientações para a população e unidades de saúde sobre diagnóstico e tratamento. O Hospital Estadual Anchieta é referência para atendimento, enquanto o Lacen-RJ, em parceria com a Unicamp, realiza as análises laboratoriais.
O estado recebeu remessas de fomepizol e etanol farmacêutico do Ministério da Saúde, além de adquirir medicamentos adicionais para atender possíveis novos casos.
No âmbito nacional, o Ministério da Saúde informou que o Brasil contabiliza 46 casos confirmados de intoxicação por metanol, principalmente em São Paulo (38), Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1), e ainda há 87 ocorrências em investigação. Até o momento, 528 suspeitas já foram descartadas.