Notícias→Notícias→PRF E CONCESSIONÁRIA ANUNCIAM NOVA DATA PARA SEGUNDA CARGA SUPERDIMENSIONADA DESCER A SERRA DAS ARARAS, EM PIRAÍ
PRF E CONCESSIONÁRIA ANUNCIAM NOVA DATA PARA SEGUNDA CARGA SUPERDIMENSIONADA DESCER A SERRA DAS ARARAS, EM PIRAÍ
A Polícia Rodoviária Federal e a concessionária que administra a Via Dutra anunciaram uma nova data para a operação de descida da segunda carga superdimensionada pela Serra das Araras. O transporte será feito neste domingo (2).
Por Ana Clara Monteiro
30 de Outubro de 2025 às 10:50
A carga especial de mais de 800 toneladas, que segue pela Via Dutra com destino ao Porto de Itaguaí, vai passar por uma nova movimentação no domingo, e a operação exigirá alterações no tráfego para garantir a segurança dos usuários.
Essa atividade iria acontecer no último domingo (26), mas foi cancelada por causa de problemas operacionais nas carretas. A carga chegou a ser movimentada do km 239 ao 233 e agora está estacionada em frente ao Posto da PRF em Piraí, onde o trânsito está fluindo por uma faixa apenas.
No próximo domingo, a pista de subida será totalmente bloqueada (sentido São Paulo), a partir das 23h do domingo (2) até as 7h da segunda-feira (3). O conjunto transportador, seguirá pela Serra das Araras — pela pista de subida (sentido São Paulo) — até o km 221, em Paracambi, onde fará uma nova parada.
No domingo, às 8h, terão início os serviços preparatórios para a passagem da carga, com possíveis interdições parciais na pista de subida (sentido São Paulo), porque é preciso realizar o afastamento das muretas de concreto para que a carga especial consiga fazer as curvas. Às 22h será iniciado o deslocamento da carga, no km 233.
Já às 23h, será feito o fechamento total da pista de subida (sentido São Paulo), no km 223 no sentido São Paulo, em frente à balança de Paracambi. E a previsão é que o término do deslocamento para a liberação total do tráfego ocorra às 7h de segunda-feira.
Os motoristas que passarem pela região no sentido Rio de Janeiro devem redobrar a atenção à sinalização e respeitar os limites de velocidade.
As datas e horários poderão sofrer alterações em função de ajustes operacionais dos envolvidos na operação ou por condições meteorológicas.