Notícias→Notícias→LEVANTAMENTO DO IBGE MOSTRA QUE MARIA E JOSÉ SEGUEM COMO NOMES MAIS COMUNS NO BRASIL; CONFIRA REGISTROS NAS AGULHAS NEGRAS
Imagem: Reprodução/IBGE
LEVANTAMENTO DO IBGE MOSTRA QUE MARIA E JOSÉ SEGUEM COMO NOMES MAIS COMUNS NO BRASIL; CONFIRA REGISTROS NAS AGULHAS NEGRAS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta terça-feira (4), a segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil, atualizados pelo Censo Demográfico 2022.
Por Ana Clara Monteiro
05 de Novembro de 2025 às 11:16
Entre quase 130 mil nomes próprios contabilizados, Maria e José mantiveram a hegemonia no topo do ranking, já apontada no levantamento de 2010. O Censo 2022 também contou mais de 200 mil sobrenomes: Silva lidera os registros e está presente na identificação de 16,76% da população.
O site disponibiliza os nomes e sobrenomes organizados por gênero, período de nascimento da pessoa e letra inicial. Rankings de nomes e sobrenomes também podem ser gerados de acordo com o local selecionado pelo usuário: Brasil, unidades da federação ou municípios.
Ao clicar em cada nome registrado, é possível saber o número total de pessoas registradas e a concentração de registros por localidade, além de uma linha do tempo mostrando a frequência de registros por década.
Na região das Agulhas Negras, Maria e José também seguem o mesmo padrão nacional. Arraste para o lado e confira os registros mais comuns nas cidades de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.
Pelo levantamento por década de nascimento, Pelo levantamento por década de nascimento, cruzando os gráficos de incidência, é possível ver o declínio do uso de alguns nomes ao longo das décadas, que se refletem também nas idades medianas, a exemplo de Osvaldo e Terezinha (62 e 66 anos), assim como a ascensão dos nomes “mais recentes” – que possuem idades medianas bem mais baixa, como Gael e Helena (1 e 8 anos, respectivamente).