Notícias→Notícias→NOVA FASE DO PROGRAMA CELULAR SEGURO ENVIA MENSAGENS PARA COMBATER USO DE APARELHOS ROUBADOS
NOVA FASE DO PROGRAMA CELULAR SEGURO ENVIA MENSAGENS PARA COMBATER USO DE APARELHOS ROUBADOS
Foto: Divulgação
Por Ana Clara Monteiro
08 de Abril de 2025 às 12:42
O Governo Federal lançou uma nova etapa do programa Celular Seguro, iniciativa voltada ao combate a roubos, furtos e ao comércio ilegal de celulares em todo o país. Desde a última segunda-feira (7), o Ministério da Justiça começou a enviar mensagens diretamente para aparelhos que possuem registros de roubo, furto ou extravio.
Somente no primeiro dia da ação, 1.118 mensagens foram disparadas para todo o país, com o objetivo de dificultar a circulação de celulares irregulares e identificar os responsáveis pela comercialização desses aparelhos.
O sistema de mensagens é acionado automaticamente sempre que um chip novo é inserido em um aparelho com restrição. Assim que o celular volta a se conectar à rede, o usuário recebe um alerta informando que há um bloqueio ativo sobre o IMEI (número de identificação único do aparelho), com a orientação de acessar o site celularseguro.gov.br para regularizar a situação.
🚨 O que fazer se receber o alerta? Quem receber a mensagem deve seguir as orientações disponíveis no site do programa: ➡ Se tiver a nota fiscal do aparelho, deve procurar uma delegacia e comprovar a posse do celular. ➡ Se não tiver nota fiscal, pode entregar o aparelho voluntariamente à polícia. Segundo o Ministério da Justiça, o comparecimento espontâneo pode evitar a abertura de inquérito policial e a responsabilização por crimes como receptação.
📦 Consulta antes de comprar Para quem está pensando em adquirir um celular usado, é possível consultar a situação do aparelho diretamente no site do programa, acessando o campo “Celulares com restrição” no site celularseguro.gov.br; ou através do número do IMEI (encontrado nas configurações do aparelho ou ao digitar *#06#). Se estiver regular, será exibida a mensagem: “IMEI sem restrições”.
O Celular Seguro também permite que a vítima de roubo ou furto bloqueie rapidamente o aparelho, afetando o funcionamento do chip e o acesso a aplicativos bancários. O bloqueio pode ser feito pelo site oficial ou pelos aplicativos disponíveis para Android e iOS, com acesso via conta Gov.br.