Notícias→Notícias→Cardeal nascido em Valença participa do conclave que escolherá novo Papa
Cardeal nascido em Valença participa do conclave que escolherá novo Papa
Foto: Arquidiocese de Brasília
Por Ana Clara Monteiro
22 de Abril de 2025 às 07:22
O sul do estado do Rio de Janeiro tem um motivo especial para acompanhar atentamente os desdobramentos do conclave que escolherá o próximo papa. Dom Paulo Cezar Costa, natural de Valença (RJ), é um dos cardeais que participam da votação no Vaticano e está entre os nomes considerados com chances de suceder o papa Francisco, falecido nesta segunda-feira(21).
Atual arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar foi nomeado cardeal em 2022 pelo próprio Francisco, o que já indicava sua crescente relevância dentro da Igreja Católica. Com 57 anos, ele é um dos mais jovens entre os cardeais com direito a voto e traz consigo uma trajetória marcada por equilíbrio, formação teológica sólida e bom trânsito nos bastidores da Cúria Romana.
Além de Dom Paulo Cezar Costa, outros sete cardeais brasileiros também integram o grupo seleto de religiosos que participarão do conclave no Vaticano. São eles: Dom Sérgio da Rocha (arcebispo de Salvador), Dom Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo), Dom Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus), Dom Orani João Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro), Dom João Braz de Aviz (prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada), Dom Cláudio Hummes (arcebispo emérito de São Paulo) e Dom José Tolentino de Mendonça, que atua no Vaticano. Todos têm direito a voto e desempenharão um papel fundamental na escolha do novo líder da Igreja Católica.
O conclave deve começar daqui a 15 ou 20 dias, assim que todos os cardeais eleitores estiverem reunidos no Vaticano. A tradição da Igreja prevê que o processo de escolha do novo papa ocorra em sigilo absoluto e pode durar de poucos dias até semanas, dependendo do consenso entre os cardeais.