Promoções
Notícias
Notícias
EntretenimentoEsporteNotícias
ProgramaçãoAnuncie
20:45
AO VIVO
Real FM - A Rádio de Resende RJ!
Notícias
Notícias→Notícias→EX-GOVERNADOR PEZÃO TEM CANDIDATURA À PREFEITURA DE PIRAÍ INDEFERIDA

EX-GOVERNADOR PEZÃO TEM CANDIDATURA À PREFEITURA DE PIRAÍ INDEFERIDA

A Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro negou o registro de candidatura do ex-governador Luiz Fernando Pezão, que pretende concorrer ao cargo de prefeito de Piraí...

Por Letícia Barroso
03 de Setembro de 2024 às 10:51


A Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro negou o registro de candidatura do ex-governador Luiz Fernando Pezão, que pretende concorrer ao cargo de prefeito de Piraí. A decisão, proferida neste domingo (1º), baseia-se em uma condenação por improbidade administrativa, que torna Pezão inelegível.

A condenação do ex-governador, transitada em julgado — ou seja, com decisão definitiva sem possibilidade de recurso — desde fevereiro de 2022, resultou na suspensão de seus direitos políticos até fevereiro de 2027. Apesar disso, Pezão busca anular a decisão judicial por meio de uma ação rescisória. No entanto, dos sete desembargadores responsáveis pelo caso, cinco já votaram contra o pedido, mantendo a condenação e a inelegibilidade de Pezão.

Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Ministério Público Federal  (MPF) também se manifestaram contrários à candidatura de Pezão. A 30ª Promotoria Eleitoral ressaltou que seus direitos políticos estão suspensos, impossibilitando sua participação em eleições. 

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) já solicitou a inclusão de Pezão no Cadastro Nacional dos Condenados por Improbidade Administrativa e Inelegibilidade. Além da condenação e inelegibilidade, Pezão foi multado em aproximadamente um milhão e setecentos mil reais.

A condenação decorre da não aplicação do percentual mínimo de 12% da arrecadação tributária no Fundo Estadual de Saúde entre 2014 e 2015, conforme determina o artigo 198 da Constituição Federal e a Lei Complementar 141/2012.

Procurada pela equipe de Jornalismo da Real FM, a assessoria de Pezão afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e pretende recorrer, argumentando que não houve dano ao erário e, portanto, a inelegibilidade não se aplica. A assessoria também destacou que, em outros processos, Pezão foi absolvido com decisão definitiva da Justiça.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Veja mais

Notícias
1.
Carreta Rosa oferece exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia em Resende
Notícias
2.
Estudante de Rio Claro conquista medalhas na OBMEP
Notícias
3.
QUATIS RECEBE 20ª FESTA SORRISO DO AMANHÃ EM COMEMORAÇÃO AOS 32 ANOS DA APAE
Notícias
4.
Carro capota e deixa trânsito lento na Via Dutra em Barra Mansa
Notícias
5.
Polícia Militar apreende drogas e recupera moto roubada em operação em Resende
© 2025, Real FM.
Todos os direitos reservados.
Shopping Pátio Mix - Av. Dorival Marcondes Godoy, 500, Morada do Castelo, Resende - RJ, 27535-320
(24) 99922-0939comercial@realfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Real FM - A Rádio de Resende RJ!
AO VIVO
Real FM - A Rádio de Resende RJ!