Notícias→Notícias→Cardeal americano Robert Prevost é eleito novo papa e escolhe o nome Leão XIV
Cardeal americano Robert Prevost é eleito novo papa e escolhe o nome Leão XIV
Foto AP/Riccardo De Luca
Por Ana Clara Monteiro
08 de Maio de 2025 às 14:38
O cardeal americano Robert Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica. Em um momento histórico, ele se torna o primeiro papa vindo dos Estados Unidos e escolheu o nome de “Papa Leão XIV”. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e é também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
A tradicional fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), sinalizando que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco. Após a confirmação da decisão, o novo papa passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, onde é comum que o pontífice eleito reflita sobre a nova missão e realize a troca de vestimentas para se apresentar com as roupas oficiais do pontificado.
Logo em seguida, Papa Leão XIV surgiu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, no Vaticano, sendo saudado por milhares de fiéis reunidos no local. Em seu primeiro pronunciamento, ele disse: “Que a paz esteja com todos vocês!”
A eleição de um papa americano marca um novo capítulo na história da Igreja, refletindo também o crescimento da fé católica nas Américas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o início oficial de seu pontificado nem sobre os primeiros compromissos do novo papa.