Notícias→Notícias→Suspeito de envolvimento na morte de PM na barreira fiscal de Itatiaia é preso em Resende
Suspeito de envolvimento na morte de PM na barreira fiscal de Itatiaia é preso em Resende
Foto: Divulgação/PMERJ
Por Ana Clara Monteiro
20 de Maio de 2025 às 12:22
Foi preso na noite desta segunda-feira (19), em Resende, um homem de 30 anos suspeito de participar do assassinato do sargento da Polícia Militar Alexandre Almeida, morto durante um confronto com criminosos no entorno da barreira fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, em abril do ano passado.
Segundo a Polícia Militar, os agentes receberam informações de que o suspeito estaria escondido no bairro Novo Surubi. Equipes do 37º BPM, com apoio do serviço reservado, foram ao local e iniciaram as buscas. Ao perceber a presença dos policiais, o homem tentou fugir pulando muros de residências, mas foi cercado e detido em um terreno.
Durante a abordagem, os policiais constataram, por meio do sistema, a existência de um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de homicídio. De acordo com os registros, o suspeito já tem duas anotações criminais por tráfico de drogas.
O assassinato do sargento Almeida aconteceu no fim da tarde do dia 8 de abril de 2023, por volta das 17h, quando ele e outro agente faziam uma caminhada em uma área de mata ao lado do posto fiscal, na altura do km 318 da Via Dutra, em Nhangapi. Eles foram surpreendidos por homens armados e houve uma intensa troca de tiros.
Na ocasião, um dos criminosos também foi baleado e morreu. Segundo a polícia, ele possuía 15 anotações criminais: duas por furto, sete por roubo e seis por homicídio. Uma pistola e uma granada de fabricação caseira foram apreendidas, além de uma moto roubada que foi recuperada.
O sargento Alexandre Almeida foi atingido na cabeça e não resistiu. Ele tinha 43 anos e integrava o Programa Operação Foco há cinco meses. O caso foi registrado na Delegacia de Itatiaia.
No dia seguinte ao crime, uma grande operação foi realizada na região conhecida como Linha Velha, em Itatiaia, com a participação de agentes da delegacia local, do 37º BPM, do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Programa Operação Foco. Na ação, um homem de 30 anos foi preso e dois adolescentes, de 14 e 17 anos, foram apreendidos. Segundo a Polícia Civil, esse homem já havia sido condenado por homicídio em 2016 e cumprido pena.
Agora, com a prisão realizada em Resende, sobe para dois o número de adultos presos suspeitos de envolvimento na morte do policial. O homem foi levado para a Delegacia de Resende, onde teve o mandado de prisão cumprido e permanece à disposição da Justiça.